terça-feira, 8 de março de 2016

Advogados derrotados: Justiça Federal mantém a e-Financeira para advogados

Como venho documentando neste blog há anos, o governo brasileiro deseja acabar com o sigilo entre advogados e clientes e entre padres e confessores.



Com a derrota de hoje (vejam link ao final), o governo já pode, no total;



i) ter acesso, sem mandado, aos pagamentos de honorários que os clientes fazem aos advogados;

ii) violar sigilo de procedimentos arbitrais administrador por câmaras de arbitragem, mesmo quando as partes estão representadas por advogados.



Lembrando que, devido à fraqueza e falta de fibra do Conselho de Contabilidade, o governo já pode exigir que contadores compartilhem informações de clientes com o governo e que denunciem operações de seus clientes, sem avisar os clientes. Lembrando que, dentre os clientes dos contadores, estão muitos escritórios de advocacia.



Assim, o sigilo entre cliente e advogado caminha para tornar-se somente uma regra sem aplicação material.



Esta perda de privacidade reflete bem o terrível estado de nossas faculdades de direito, de nossos doutrinadores, de nossos juízes e da própria OAB. Deixamos que o governo, passo a passo, eliminasse um dos pilares da profissão. Fomos incompetentes e fracos.


Em paralelo a esta derrota humilhante, a OAB ainda patrocina campanhas para que os advogados recebam honorários maiores e cobrem melhor dos clientes.


Eu acho o contrário. Depois deste fracasso, os honorários legais e a tabela da OAB deveriam ser reduzidos em 75%. Admiraria que os clientes ainda confiassem nos advogados, já que a classe inteira dos advogados não foi capaz de defender a si mesma.


Temo que um dia uma confissão entre um fiel e um padre seja gravada e utilizada como prova numa investigação tributária.

O  que fazer para reverter isso? O que fazer?








Justiça Federal mantém a e-Financeira | Valor Econômico:



'via Blog this'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.